Xô, Zika!! > Notícias > Fiocruz Amazonas testa projeto de controle de Aedes em Goiânia
Xô Zika
Fiocruz Amazonas testa projeto de controle de Aedes em Goiânia
Fiocruz Amazonas testa projeto de controle de Aedes em Goiânia
03/01/2019

Goiânia é uma das capitais contempladas por projeto de pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas) que avalia a eficácia de alternativa para controle do Aedes aegypti e A. albopictus, transmissores dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O projeto é apoiado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde, e sua tática é a utilização dos próprios mosquitos para disseminarem larvicida em criadouros que estão em locais de difícil acesso como calhas de telhados, terrenos baldios etc.

Para tanto são utilizados baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnados de larvicida, e com uma certa quantidade de água para atrair os mosquitos. Depois de preparados, os baldes tornam-se Estações Disseminadoras de Larvicida, pois atraem mosquitos adultos, por meio da água, e estes ao pousarem na superfície da Estação, partículas do larvicida são aderidas às suas pernas e no corpo. Assim, os mosquitos acabam levando esse produto para outros criadouros e com isso conseguem matar larvas e pupas.

A pesquisa iniciou em 2014 nas cidades de Manaus e em Manacapuru, no Amazonas, onde foram apresentados resultados promissores na eliminação de larvas dos mosquitos, mesmo em ambientes adversos. Agora, com o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, e do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (Decit & Devit/MS), da Organização Pan-Americana da Saúde-Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), e com apoio de secretarias municipais e estaduais de Saúde, os ensaios ocorrem em diferentes regiões do Brasil, visando avaliar a eficácia da tática do uso das Estações Disseminadoras de Larvicida para o controle do Aedes aegypti e A. albopictus, em diferentes paisagens geográficas e escalas.

Foto e informações: Agência Fiocruz de Notícias

<< voltar
Secretaria Estadual de Saúde
Links interessantes

  • Programa Estadual de Transplante
  • Rio sem fumo
  • Rio imagem
  • Rio com saúde
  • 10 minutos salvam vidas
Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil